Receita Federal facilita preenchimento da DCTFWeb e promove maior simplificação tributária

19 nov, 2020 | Gestão Tributária, Vídeos | 0 Comentários

Este é um trecho exclusivo da vigésima segunda edição do GT Cast, o seu podcast sobre Gestão Tributária. O vídeo completo sairá em breve, mas, não se preocupe, você pode ouvir agora mesmo nas principais plataformas de streaming (Deezer, Spotify e SoundCloud).

Os professores Alexandre Marques, Gustavo Reis e Aline Fagundes, comentaram o que houve de mais importante na área tributária no mês de outubro de 2020. No giro de notícias da sessão ‘‘GT News’’, foi mencionado que a Receita Federal do Brasil facilitou o preenchimento da DCTFWeb e promoveu uma maior simplificação tributária. 

Com o objetivo de simplificar o procedimento de vinculação das compensações e facilitar a emissão de DARF previdenciário, considerando os valores a serem dados, a RFB promoveu alterações na DCTFWeb a partir da integração com o programa PER/DECOMP Web.

Essa modificação é muito interessante, porque, através do PER/DECOMP Web, o contribuinte poderia fazer compensação de créditos tributários e, através da DCTFWeb, ele fazia a confissão de dívidas previdenciárias. Na prática, antes dessa simplificação tributária, quando o contribuinte declarava na PER/DECOMP Web e transmitia uma DECOMP, que é uma declaração de compensação, ele fazia a compensação e precisava, manualmente, retificar a DCTFWeb para, depois, gerar o DARF previdenciário para recolhimento do INSS.

As etapas eram todas feitas manualmente, o que dificultava a operacionalização pelo contribuinte e empresas. Entretanto, com a simplificação, a partir de apenas um clique dentro da DCTFWeb, na opção de ‘’Importar Dados’’ ou então ‘’Abater DECOMP’’, o sistema já faz a importação dos dados da PER/DECOMP Web diretamente para DCTFWeb, que já faz a retificação e gera DARF com esse abatimento. 

Deste modo, podemos concluir que, para o contribuinte, essa simplificação tributária foi realmente muito benéfica, uma vez que as chances de ocorrerem equívocos diminuíram. Como a nova funcionalidade já vai importar os dados necessários diretamente da PER/DECOMP Web, isso se torna um facilitador e evita aquela margem de erros na retificação manual.

 

Veja também: Como ficou o cronograma de implementação do eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb?

[Entre no nosso canal no Telegram]

Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].

Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.

Curso Gestão Tributária de Contratos e Convênios

Participe do Curso Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de três dias consecutivos.

curso retenção de impostos

Publicações recentes

as-novas-sistematicas-de-intermediacao-de-negocios-e-a-incidencia-dos-tributos-em-cascata

As novas sistemáticas de intermediação de negócios e a incidência dos tributos em cascata

Confira o que os professores têm para pontuar a respeito das novas sistemáticas das intermediações de negócios e a incidência dos tributos em cascata. Para colocar em (…)

como-reduzir-o-volume-de-emissao-de-nfs-na-contratacao-do-mesmo-servico-para-diversos-municipios

Como reduzir o volume de emissão de NFs na contratação do mesmo serviço para diversos municípios?

Na terceira live do curso Especialista em Retenções Tributárias, com base em uma das colocações do (…)

efd-reinf-campo-vlrcraquissusp-dos-eventos-de-retorno-r-5001-e-r-5011

EFD-Reinf – Campo vlrCRAquisSusp dos eventos de retorno R-5001 e R-5011

Comunicamos que o campo dos eventos de retorno R-5001 e R-5011 foram publicados equivocadamente nos leiautes da versão 1.5.1 da EFD-Reinf (…)

local-de-incidencia-do-iss-no-agenciamento-de-leasing

Local de incidência do ISS no agenciamento de leasing

Um dos principais assuntos ao falar de ISS é o local de incidência. Marcado por diversas mudanças entre 2016 e 2020, esse é o tema tratado neste vídeo pelos professores, (…)

Arquivos

Posts relacionados

Seu comentário é bem-vindo!

Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *