Prestador indevidamente enquadrado no regime do SN pode participar de licitação?

13 jan, 2021 | Simples Nacional, Vídeos | 0 Comentários

Prestador do SN – Prestador indevidamente enquadrado no regime do SN pode participar de licitação? Essa dúvida comum na contratação de optantes do Simples Nacional é respondida no vídeo através da elaboração de um modelo de contrato. Para contemplar todas as variáveis, o contrato deveria ser redigido dessa forma:

“ 5.5.4.2. A licitante optante pelo Simples Nacional  que eventualmente venha a ser CONTRATADA, deverá comunicar a contratação para a prestação dos serviços à Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, até o último dia útil do mês subsequente ao da ocorrência da situação de vedação (celebração do Contrato), apresentando à CONTRATANTE, no prazo de 30 (trinta) dias contados da entrega de sua comunicação, cópia dos ofícios apresentados ao órgão de fiscalização, com comprovantes de entrega e recebimento. (Acórdão TCU nº 2.798/2010).”

Enquadramento do regime do Simples Nacional

Essa é a cláusula do contrato ou edital, com algumas adaptações, que revela o ponto número um da orientação do TCU de que deve estar indicado, no próprio contrato, que o prestador deve solicitar o enquadramento no regime do SN, e enviar para o tomador a cópia dos ofícios apresentados ao órgão de fiscalização. Essa é uma sugestão de cláusula contratual que pode facilitar e melhorar a gestão tributária das empresas.

Exclusão do regime do Simples Nacional junto à RFB

Diante disso, surge, então, a pergunta: e na hipótese de a contratada não solicitar a exclusão do regime do SN junto à RFB? Qual deve ser a postura da entidade pública contratante?

As possibilidades são rescindir o contrato, manter o contrato e efetuar a retenção na fonte dos tributos pertinentes, manter o contrato e comunicar o fato aos órgãos de controle, ou manter o contrato e denunciar o fato à RFB. 

 

Veja também: Significado de responsável solidário na retenção do ISS

[Entre no nosso canal no Telegram]

Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].

Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.

Curso Gestão Tributária de Contratos e Convênios

Participe do Curso Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de três dias consecutivos.

Publicações recentes

ddfdf

  Post vídeo destaque – Modelo lorem ipsum...
gt-cast-27-marco-2021-o-seu-podcast-sobre-gestao-tributaria

GT Cast #27 – Março/2021 – O seu podcast sobre gestão tributária

Nesta edição falamos sobre a decisão do STF que estabeleceu a inconstitucionalidade do CEPOM/CPOM, comentamos também acerca da decisão proferida pelo STJ, por unanimidade (…)

informacoes-preliminares-acerca-da-desoneracao-da-folha-e-a-retencao-do-inss-de-35

Informações preliminares acerca da desoneração da folha e a retenção do INSS de 3,5%

Alguns detalhes importantes devem ser observados ao tratar de informações preliminares acerca da desoneração da folha e a retenção do INSS de 3,5%. O primeiro deles é que a desoneração (…)

efd-reinf-publicada-atualizacao-do-manual-da-efd-reinf-versao-1-5-1-1

EFD-Reinf: Publicada atualização do Manual da EFD-Reinf versão 1.5.1.1

EFD-Reinf: Publicada atualização do Manual – Foi publicada em 15/04/2021 no Portal SPED atualização do Manual da EFD-Reinf na versão 1.5.1.1 (…)

Arquivos

Posts relacionados

Seu comentário é bem-vindo!

Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *