O que fazer quando o INSS é retido indevidamente de uma nota fiscal?

16 ago, 2018 | INSS, Vídeos | 0 Comentários

Não raramente ocorre de tomadores de serviço procederem à retenção do INSS indevidamente. Em muitos casos, observamos que isso ocorre quando o tomador, por exemplo, contrata optante do Simples Nacional e este não está sujeito à retenção da Contribuição Previdenciária. Daí surge o questionamento: Como resolver este problema?

Neste vídeo, vamos demonstrar algumas maneiras de como proceder para que esta retenção indevida do INSS não gere prejuízos à fonte pagadora e ao beneficiário do pagamento.

Para isso, vamos ilustrar através de um exemplo prático, seguido de toda a explicação e fundamentação legal, as três soluções possível para o impasse. Confira e compartilhe com outras pessoas que você conhece e lidam com a mesma matéria.

Caso você queira receber conteúdos exclusivos em primeira mão publicados no Foco Tributário, assine nossa lista.

Você pode participar de nosso treinamento Gestão Tributária de Contratos e Convênios, baseado no livro mais completo do mercado sobre retenções e encargos tributários na fonte.

Para receber mais conteúdos sobre a temática tributária, solicite também a inclusão de seu telefone em nossa lista do Whats App (+55 71 9 9385-2662), clicando aqui.

Publicações recentes

Featured Video Play Icon

A DIRF ainda terá que ser entregue em 2025? Alteração importante!

O adiamento da DIRF 2024 gera diversas implicações. A primeira e mais importante é que esse fato não indica uma flexibilização (…)

Featured Video Play Icon

IRRF na DCTFWeb: Veja como preencher e enviar o evento R-4020!

Com o foco no evento R-4020 que diz respeito aos rendimentos pagos ou creditados a pessoas jurídicas, é imprescindível ter uma visão (…)

Featured Video Play Icon

2 requisitos que determinam se incide ou não INSS na cessão de mão de obra ou empreitada

Entender se incide ou não INSS sobre determinadas operações é extremamente relevante no contexto jurídico e tributário brasileiro (…)

Confira a agenda tributária de março de 2024 e organize as entregas no período do Imposto de Renda

A Receita Federal já divulgou o calendário de obrigações acessórias e contábeis para o mês de março, fornecendo aos contribuintes os (…)

Entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 já tem data definida; confira.

A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 deve ser entregue entre 15 de março e 31 de maio. Ao todo (…)

Posts relacionados