
IR: empresas devem enviar informe de rendimentos até dia 26
Dados do informe de rendimentos são necessários para preencher a declaração de 2021.
O informe de rendimentos referentes ao ano de 2020 devem ser entregues por empresas, bancos e corretoras de valores até dia 26 de fevereiro, aos funcionários e clientes. Os dados dos documentos são necessários para preencher a declaração de Imposto de Renda de 2021.
As empresas e instituições financeiras podem enviar os informes por e-mail ou disponibilizados para consulta pela internet ou aplicativo. Quem tem conta-corrente ou investimentos em mais de um banco ou corretora deve obter os documentos de todas as instituições em que mantém recursos.
Se o informe não for entregue no prazo, o contribuinte deve entrar em contato com o RH da empresa ou o gerente da instituição financeira. Caso não tenha resposta, o problema deve ser comunicado à Receita Federal.
No caso de informações incorretas, o contribuinte deve pedir novo informe com os dados corrigidos antes de entregar a declaração. Se o novo documento não for entregue antes do fim do prazo, a orientação é preencher o IR informando os números incorretos e depois fazer uma declaração retificadora.
Informe de rendimentos de aposentados e pensionistas
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem acessar os informes de rendimentos consultando o extrato pela internet. O acesso é feito pela página do Meu INSS.
É necessário ter senha para acessar o sistema. Outro meio de consulta é o aplicativo Meu INSS, disponível para celulares com sistema Android e iOS.
Fonte: Receita Federal do Brasil
Publicações recentes
Posts relacionados
A incidência do IR e Contribuições Sociais nos contratos de gestão de frota por tomadores federais
Em uma das lives In Company para o TRT 23, do curso Especialista em Retenções Tributárias, tratamos da (…)
STF decide pelo ISS ao invés do ICMS para tributação de softwares
Incide ISS, e não ICMS, nas operações de softwares. Esse foi o entendimento firmado nesta quinta-feira (…)
O STF julgará ADI que questiona a prorrogação da opção pela CPRB
A ADI que questiona a prorrogação de desoneração da folha será julgada pelo plenário do STF. O ministro Ricardo Lewandowski decidiu remeter diretamente ao plenário do Supremo Tribunal Federal o exame da Ação Direta de Inconstitucionalidade 6.632, em que o...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários