Há a retenção do IR e Contribuições Sociais sobre a elaboração de projetos e sua respectiva execução da obra?

6 maio, 2021 | CSLL, COFINS e PIS/Pasep, IRRF, Vídeos | 0 Comentários

Assista ao vídeo em que os professores Alexandre Marques e Gustavo Reis usaram um modelo de contrato como exemplo para responder, por simulação prática, se há retenção de IR e Contribuições Sociais sobre a elaboração de projeto com execução da obra.

Projetos e sua respectiva execução da obra

Na operação cumulada exposta, a atividade de elaboração de projetos e sua respectiva execução da obra no mesmo contexto, supõe-se que, no contrato, na primeira medição, a empresa tenha cobrado apenas a parte correspondente à elaboração do projeto, no valor de R$100.000,00. Diante do contrato e nota fiscal apresentados, questiona-se:

A retenção do IR e Contribuições Sociais é devida? 

Para aqueles que estão na linha A e B do Quadro Sinótico de Obrigações (QSO), a resposta é sim. De acordo com a IN RFB nº1.234/2012, os entes e empresas federais, de maneira geral, são responsáveis pela retenção do Imposto de Renda e Contribuições Sociais na contratação de qualquer serviço tomado ou bem adquirido, salvo nas hipóteses de dispensa de retenção. As hipóteses de retenção para quem é federal são tão amplas, que localizar as hipóteses de dispensa de retenção revela-se mais importante. Por isso, está correto afirmar que um dos artigos mais importantes dessa IN 1.234.2012, é o artigo IV que fala da dispensa de retenção, haja vista que, o que não está ali, tendo a natureza de serviço tomado ou bem adquirido, é hipótese de retenção.

 

Para aqueles enquadrados na linha C e D do QSO, a resposta é negativa. O Parecer Normativo CST 8/86, dispõe que não será exigido o IR Fonte em relação a rendimentos abrangendo trabalhos de engenharia de caráter múltiplo e diversificado, que envolvam atividades relacionadas ao exercício da profissão mesclados com outros serviços. Confira alguns exemplos no vídeo. Se a empresa for contratada para realizar apenas o projeto de uma obra, a retenção na fonte do IR e das Contribuições Sociais é devida. Porém, se a empresa for contratada para elaboração de projetos e sua respectiva execução da obra, não há de se cogitar a retenção das Contribuições Sociais e do Imposto de Renda.

Veja também: Qual o conceito de empreitada para fins de retenção do INSS?

[Entre no nosso canal no Telegram]

Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].

Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.

Curso Gestão Tributária de Contratos e Convênios

Participe do Curso Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de três dias consecutivos.

curso retenção de impostos

Publicações recentes

as-novas-sistematicas-de-intermediacao-de-negocios-e-a-incidencia-dos-tributos-em-cascata

As novas sistemáticas de intermediação de negócios e a incidência dos tributos em cascata

Confira o que os professores têm para pontuar a respeito das novas sistemáticas das intermediações de negócios e a incidência dos tributos em cascata. Para colocar em (…)

como-reduzir-o-volume-de-emissao-de-nfs-na-contratacao-do-mesmo-servico-para-diversos-municipios

Como reduzir o volume de emissão de NFs na contratação do mesmo serviço para diversos municípios?

Na terceira live do curso Especialista em Retenções Tributárias, com base em uma das colocações do (…)

efd-reinf-campo-vlrcraquissusp-dos-eventos-de-retorno-r-5001-e-r-5011

EFD-Reinf – Campo vlrCRAquisSusp dos eventos de retorno R-5001 e R-5011

Comunicamos que o campo dos eventos de retorno R-5001 e R-5011 foram publicados equivocadamente nos leiautes da versão 1.5.1 da EFD-Reinf (…)

local-de-incidencia-do-iss-no-agenciamento-de-leasing

Local de incidência do ISS no agenciamento de leasing

Um dos principais assuntos ao falar de ISS é o local de incidência. Marcado por diversas mudanças entre 2016 e 2020, esse é o tema tratado neste vídeo pelos professores, (…)

Arquivos

Posts relacionados

Seu comentário é bem-vindo!

Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *