Empresa que revisa INSS pago a maior deve retificar GFIP?

5 jul, 2018 | INSS | 0 Comentários

De vários anos pra cá uma grande quantidade de empresas buscou o Poder Judiciário para obter o direito de revisar quantias pagas a título de INSS sobre determinadas verbas, a exemplo da incidência sobre o aviso prévio indenizado, que o Superior Tribunal de Justiça – STJ concluiu após longa discussão que não era devido.

Uma coisa que às vezes os profissionais que assessoram tais empresas não percebem é que, havendo o direito de reaver valores que foram declarados e pagos a título de Contribuição Previdenciária, é imperioso também retificar as respectivas GFIPs – Guias de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência.

Esse é o entendimento da Receita Federal confirmado através da Solução de Consulta nº 77/2018, que por ter sido expedida pela Cosit possui efeito vinculante. Vamos conferir parte de sua ementa:

Leia mais no Foco Tributário ->

Publicações recentes

Featured Video Play Icon

A DIRF ainda terá que ser entregue em 2025? Alteração importante!

O adiamento da DIRF 2024 gera diversas implicações. A primeira e mais importante é que esse fato não indica uma flexibilização (…)

Featured Video Play Icon

IRRF na DCTFWeb: Veja como preencher e enviar o evento R-4020!

Com o foco no evento R-4020 que diz respeito aos rendimentos pagos ou creditados a pessoas jurídicas, é imprescindível ter uma visão (…)

Featured Video Play Icon

2 requisitos que determinam se incide ou não INSS na cessão de mão de obra ou empreitada

Entender se incide ou não INSS sobre determinadas operações é extremamente relevante no contexto jurídico e tributário brasileiro (…)

Confira a agenda tributária de março de 2024 e organize as entregas no período do Imposto de Renda

A Receita Federal já divulgou o calendário de obrigações acessórias e contábeis para o mês de março, fornecendo aos contribuintes os (…)

Entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 já tem data definida; confira.

A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 deve ser entregue entre 15 de março e 31 de maio. Ao todo (…)

Posts relacionados