É possível a contratação de mais de um MEI para prestação de serviços?

19 mar, 2021 | Gestão Tributária, Vídeos | 0 Comentários

Contratação de mais de um MEI – No primeiro GT Cast de 2021, os professores Alexandre Marques, Gustavo Reis e Aline Fagundes, responderam, como de costume, às dúvidas dos nossos ouvintes. Leandro Braga questionou o seguinte: Como ME no ramo de confecção, posso ter três MEIs trabalhando em suas próprias casas e recebendo por produtos costurados? Quais tributos incidem sobre esse sistema?

Contratação de mais de um MEI: Relação trabalhista

Essa pergunta é bem interessante; advertimos, especialmente, para o risco de se ter uma relação de emprego configurada ao contratar serviços de um MEI. Entramos então numa discussão que é menos de natureza tributária e mais de natureza trabalhista, mas muito relacionada a esse tema. Com as características pontuadas, da contratação de mais de um MEI que trabalham em suas próprias casas e recebem por produção e não jornada de trabalho, só é necessário se preocupar em reunir provas de que os outros elementos caracterizadores da relação de emprego, principalmente a subordinação, não estão presentes nessa relação jurídica.

Portanto, um contrato escrito que contemple de maneira clara questões como a flexibilidade de horário e a liberdade que o MEI tem de realizar aquele trabalho nos horários que lhe forem mais convenientes e outras questões que reforcem essa prova, são interessantes para a hipótese de um eventual questionamento.

Contratação de mais de um MEI: Tributação

No tocante ao aspecto tributário, não há nenhuma incidência. Essa é uma grande facilidade ao contratar serviços de MEI; haveria a incidência do INSS patronal, mas apenas em determinados tipos de serviço, o serviço de costura não gera sequer esse encargo quanto ao INSS patronal.

Veja também: Todo contribuinte tem direito à exclusão de ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins?

[Entre no nosso canal no Telegram]

Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].

Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.

Curso Gestão Tributária de Contratos e Convênios

Participe do Curso Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de três dias consecutivos.

curso retenção de impostos

Publicações recentes

efd-contribuicoes-confira-a-nova-versao-do-programa

EFD-Contribuições: confira a nova versão do programa

A nova versão 5.0.1 do programa da EFD-Contribuições flexibiliza a validação e transmissão das escriturações das Sociedades em Conta de Participação. (…)

gt-cast-29-maio-e-junho-2021-o-seu-podcast-sobre-gestao-tributaria

GT Cast #29 – Maio e Junho/2021 – O seu podcast sobre gestão tributária

Nesta edição falamos sobre a resolução da tese do século pelo STF, que definiu que o ICMS a ser excluído da base de cálculo do PIS e da Cofins é o destacado na nota (…)

como-analisar-a-atividade-de-veiculacao-de-propaganda-e-publicidade-para-fins-de-incidencia-do-iss

Como analisar a atividade de veiculação de propaganda e publicidade para fins de incidência do ISS?

Para explicar como analisar a atividade de veiculação de propaganda e publicidade para fins de incidência do ISS, o professor Gustavo Reis, durante uma aula (…)

escritorio-de-contabilidade-e-o-responsavel-pelo-cadastro-de-uma-empresa-no-cno

Escritório de contabilidade é o responsável pelo cadastro de uma empresa no CNO?

Confira a solução para o questionamento enviado por Adilson Afonso:  Sobre o cadastro CNO, o escritório de contabilidade está incumbido a fazer? (…)

Arquivos

Posts relacionados

Seu comentário é bem-vindo!

Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *