Diferença entre o conceito de empreitada com emprego de materiais para o cálculo do IR e do INSS

30 mar, 2021 | INSS, IRRF, Vídeos | 0 Comentários

Em uma das aulas do curso Especialista em Retenções Tributárias, os professores Alexandre Marques e Gustavo Reis trataram da diferença entre o conceito de empreitada com emprego de materiais para o cálculo do IR e do INSS. Confira:

Na construção civil, a IN RFB nº 1.234/2012 prevê um critério para que a operação seja considerada como empreitada com emprego de materiais baseado no artigo 2º, parágrafo 7º, II. Vejamos: 

“Art. 2º (…)

(…)

  • 7º Para fins desta Instrução Normativa considera-se:

II – construção por empreitada com emprego de materiais, a contratação por empreitada de construção civil, na modalidade total, fornecendo o empreiteiro todos os materiais indispensáveis à sua execução, sendo tais materiais incorporados à obra.”

Conceito de empreitada no cálculo do INSS

É importante observar esse requisito, uma vez que é diferente para o INSS. Em relação ao INSS, ao tratar do conceito de empreitada total, estamos nos referindo às etapas do projeto daquela obra. Quando a empresa se responsabiliza por todas as etapas do projeto, chamamos de empreitada total. Quando a empresa se responsabiliza apenas por uma das etapas da obra é uma empreitada parcial.

Conceito de empreitada no cálculo do IR

Já a legislação que trata do Imposto de Renda para as entidades e empresas federais, ao falar em modalidade total da empreitada, não está se referindo à execução de uma parte ou de todas as etapas do projeto. Refere-se à totalidade dos materiais fornecidos pelo prestador que são indispensáveis e serão incorporados à obra.

Nessa situação, considerando que o prestador é contratado para executar uma etapa do projeto, e fornece todos os materiais indispensáveis e que serão incorporados à obra naquela etapa, há uma empreitada parcial para o INSS é uma empreitada total para o Imposto de Renda. 

Por fim, ressaltamos também que são diversas questões que envolvem a alíquota do Imposto de Renda e das Contribuições Sociais. Lembrando ainda que em casos de construção civil não precisa haver a discriminação dos materiais na nota fiscal ou contrato para quem é entidade ou empresa federal.

Veja também: Qual o conceito de empreitada para fins de retenção do INSS?

[Entre no nosso canal no Telegram]

Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].

Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.

Curso Gestão Tributária de Contratos e Convênios

Participe do Curso Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de três dias consecutivos.

curso retenção de impostos

Publicações recentes

simples-nacional-tributos-prorrogados-serao-cobrados-a-partir-de-julho

Simples Nacional: tributos prorrogados serão cobrados a partir de julho

Contribuintes que optaram por prorrogar os tributos do Simples Nacional devem voltar a pagá-los a partir de julho. Devido à crise provocada pela pandemia de coronavírus, a Resolução (…)

as-novas-sistematicas-de-intermediacao-de-negocios-e-a-incidencia-dos-tributos-em-cascata

As novas sistemáticas de intermediação de negócios e a incidência dos tributos em cascata

Confira o que os professores têm para pontuar a respeito das novas sistemáticas das intermediações de negócios e a incidência dos tributos em cascata. Para colocar em (…)

como-reduzir-o-volume-de-emissao-de-nfs-na-contratacao-do-mesmo-servico-para-diversos-municipios

Como reduzir o volume de emissão de NFs na contratação do mesmo serviço para diversos municípios?

Na terceira live do curso Especialista em Retenções Tributárias, com base em uma das colocações do (…)

efd-reinf-campo-vlrcraquissusp-dos-eventos-de-retorno-r-5001-e-r-5011

EFD-Reinf – Campo vlrCRAquisSusp dos eventos de retorno R-5001 e R-5011

Comunicamos que o campo dos eventos de retorno R-5001 e R-5011 foram publicados equivocadamente nos leiautes da versão 1.5.1 da EFD-Reinf (…)

Arquivos

Posts relacionados

Seu comentário é bem-vindo!

Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *