Como será o rateio do ISS no período de transição da LC 175/2020?

13 maio, 2021 | ISS, Vídeos | 0 Comentários

A mudança promovida pela Lei Complementar nº 175/2020 comentada no vídeo diz respeito ao rateio do ISS durante o período de transição. O produto da arrecadação do ISS vai passar por uma transição durante um período de tempo, para que o município do prestador não perca essa receita abruptamente.

Rateio de ISS no período de transição

De acordo com o artigo 15 da LC 175/2020:

“Art. 15 (…)

I – relativamente aos períodos de apuração ocorridos no exercício de 2021, 33,5% (trinta e três inteiros e cinco décimo por cento) do produto da arrecadação pertencerão ao Município do local do estabelecimento prestador do serviço, e 66,5% (sessenta e seis inteiros e cinco décimos por cento), ao Município do domicílio tomador;”

Isso significa que, a partir do ano que vem, o município prestador que arrecadava 100% nesse tipo de prestação passará a recolher apenas 33,5% e os outros 66,5% serão destinados para o domicílio do tomador. O inciso II desse mesmo artigo diz:

Art 15 (…)

II – relativamente aos períodos de apuração ocorridos no exercício de 2022, 15% (quinze por cento) do produto da arrecadação pertencerão ao Município do local do estabelecimento prestador do serviço, e 85% (oitenta e cinco por cento), ao Município do domicílio do tomador;”

Somente a partir do ano de 2023, 100% do produto da arrecadação ficará com o município domicílio do tomador,  como consta no artigo III:

“Art 15 (…)

III – relativamente aos períodos de apuração ocorridos a partir do exercício de 2023, 100% (cem por cento) do produto da arrecadação pertencerá ao Município do domicílio tomador.”

Rateio de ISS: Como ficará nos próximos anos?

Essa é uma situação de transição para que o município do estabelecimento do prestador não seja afetado de maneira imediata. Há algumas discussões sobre como ficará o repasse e a divisão em 2021 e 2022; o fato é como que o rateio do ISS deve ser feito, e durante esse ano e o próximo uma parcela da operação referente ao ISS ainda ficará com o município do prestador até que tem 2023 todo o valor seja repassado para o município do tomador.

Atenção: Lembramos que o município do tomador, a depender do contexto, poderá corresponder a vários municípios.

Veja também: Operação com emprego de materiais requer duas notas fiscais?

[Entre no nosso canal no Telegram]

Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].

Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.

Curso Gestão Tributária de Contratos e Convênios

Participe do Curso Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de três dias consecutivos.

curso retenção de impostos

Publicações recentes

as-novas-sistematicas-de-intermediacao-de-negocios-e-a-incidencia-dos-tributos-em-cascata

As novas sistemáticas de intermediação de negócios e a incidência dos tributos em cascata

Confira o que os professores têm para pontuar a respeito das novas sistemáticas das intermediações de negócios e a incidência dos tributos em cascata. Para colocar em (…)

como-reduzir-o-volume-de-emissao-de-nfs-na-contratacao-do-mesmo-servico-para-diversos-municipios

Como reduzir o volume de emissão de NFs na contratação do mesmo serviço para diversos municípios?

Na terceira live do curso Especialista em Retenções Tributárias, com base em uma das colocações do (…)

efd-reinf-campo-vlrcraquissusp-dos-eventos-de-retorno-r-5001-e-r-5011

EFD-Reinf – Campo vlrCRAquisSusp dos eventos de retorno R-5001 e R-5011

Comunicamos que o campo dos eventos de retorno R-5001 e R-5011 foram publicados equivocadamente nos leiautes da versão 1.5.1 da EFD-Reinf (…)

local-de-incidencia-do-iss-no-agenciamento-de-leasing

Local de incidência do ISS no agenciamento de leasing

Um dos principais assuntos ao falar de ISS é o local de incidência. Marcado por diversas mudanças entre 2016 e 2020, esse é o tema tratado neste vídeo pelos professores, (…)

Arquivos

Posts relacionados

Seu comentário é bem-vindo!

Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *