Coleta de lixo tem a mesma característica de limpeza para fins de retenção do ISS?

6 jan, 2021 | ISS, Vídeos | 0 Comentários

Em uma das lives que promovemos durante o ano de 2020, Favio Chavarro, acompanhante assíduo do Foco Tributário, nos fez a seguinte pergunta: Coleta de lixo tem a mesma característica de limpeza? Qual a repercussão dessa classificação para a incidência do ISS?

Apesar de muitos acharem que coleta de lixo é um serviço de limpeza, na verdade, para fins de tributação, esses serviços são enquadrados para o ISS em subitens distintos. A coleta de lixo está no subitem 7.09, que descreve as atividades de “varrição, coleta, remoção, incineração, tratamento, reciclagem, separação e destinação final de lixo, rejeitos e outros resíduos quaisquer”  e a limpeza está no 7.10, que trata das atividades de “limpeza, manutenção e conservação de vias e logradouros públicos, imóveis, chaminés, piscinas, parques, jardins e congêneres”, ambos constantes da lista anexa à LC 116/2003.

Apesar de, nestes casos, podemos afirmar que o local de incidência é o mesmo tanto para o subitem 7.09 quanto para o subitem 7.10, uma vez que devem seguir a regra disposta no art. 3º, caput da LC 116/2003, que define que o local da incidência do ISS será no município do estabelecimento ou domicílio do prestador, em muitos casos, a alíquota pode ser distinta, bem como como a regra quanto a retenção. Portanto, um erro no enquadramento do subitem 7.09 ou do subitem 7.10, pode não gerar alteração no local de incidência mas pode ter outras repercussões do ponto de vista tributário. 

Portanto, as empresas de entulho que fazem coleta de resíduos devem ter seus serviços enquadrados no subitem 7.09 da lista anexa à LC 116/2003. 

 

Veja também: Significado de responsável solidário na retenção do ISS

[Entre no nosso canal no Telegram]

Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].

Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.

Curso Gestão Tributária de Contratos e Convênios

Participe do Curso Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de três dias consecutivos.

Publicações recentes

gt-cast-27-marco-2021-o-seu-podcast-sobre-gestao-tributaria

GT Cast #27 – Março/2021 – O seu podcast sobre gestão tributária

Nesta edição falamos sobre a decisão do STF que estabeleceu a inconstitucionalidade do CEPOM/CPOM, comentamos também acerca da decisão proferida pelo STJ, por unanimidade (…)

informacoes-preliminares-acerca-da-desoneracao-da-folha-e-a-retencao-do-inss-de-35

Informações preliminares acerca da desoneração da folha e a retenção do INSS de 3,5%

Alguns detalhes importantes devem ser observados ao tratar de informações preliminares acerca da desoneração da folha e a retenção do INSS de 3,5%. O primeiro deles é que a desoneração (…)

efd-reinf-publicada-atualizacao-do-manual-da-efd-reinf-versao-1-5-1-1

EFD-Reinf: Publicada atualização do Manual da EFD-Reinf versão 1.5.1.1

EFD-Reinf: Publicada atualização do Manual – Foi publicada em 15/04/2021 no Portal SPED atualização do Manual da EFD-Reinf na versão 1.5.1.1 (…)

o-que-diz-a-decisao-do-stf-sobre-o-licenciamento-de-software

O que diz a decisão do STF sobre o licenciamento de software

Na live sobre “O que esperar da área tributária em 2021”, os professores Alexandre Marques, Aline Fagundes e Gustavo Reis comentaram um pouco mais sobre a decisão do STF sobre licenciamento de software que também foi muito discutida (…)

Arquivos

Posts relacionados

Seu comentário é bem-vindo!

Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *