A Receita Bruta do optante pelo SN é o preço integral da NFS?

10 maio, 2021 | Simples Nacional, Vídeos | 0 Comentários

Alexandre Marques, Aline Fagundes e Gustavo Reis comentam a Solução de Consulta Cosit nº 160, de 28 de dezembro de 2020, que trata da Receita Bruta para o optante do SN e o tratamento do reembolso de parcelas que não integram a NFS. Confira: 

Receita Bruta do optante pelo SN e o preço integral da NFS

Nessa Solução de Consulta Cosit, a Receita Federal do Brasil entendeu que a receita bruta do optante pelo SN, no caso da prestação de serviço, corresponde ao preço integral do serviço constante da nota fiscal, mesmo que a consulente contrate outras pessoas para a execução de parcelas desse serviço. Os valores pagos em decorrência de serviços prestados por terceiros não podem ser deduzidos da receita bruta para fins de apuração da base de cálculo e incidência das alíquotas relativas ao SN.

Receita Bruta do optante pelo SN: Repercussões práticas

O foco aqui é a diferenciação dos conceitos de intermediação e subcontratação de serviços, envolvendo todas as suas repercussões práticas. É preciso compreender, antes de tudo, que direito tributário é um direito que se sobrepõe a outras ramificações do direito, ou seja, se socorre de conceitos principalmente do direito civil e do direito privado. Toda a discussão que foi colocada na Solução de Consulta Cosit nº 160/2020 envolve essas definições (por exemplo, a de contrato de prestação de serviços e contrato de agenciamento). A edição de uma solução de consulta da Cosit foi necessária porque as repercussões práticas não são bem compreendidas por muitos contribuintes pois, a rigor, quem entende bem essa matéria não precisa consultar a Receita Federal a respeito.

Os professores Alexandre Marques e Gustavo Reis trataram do assunto numa live do Foco Tributário Na Prática, acesse clicando aqui.

Veja também: Qual o conceito de empreitada para fins de retenção do INSS?

[Entre no nosso canal no Telegram]

Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].

Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.

Curso Gestão Tributária de Contratos e Convênios

Participe do Curso Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de três dias consecutivos.

curso retenção de impostos

Publicações recentes

as-novas-sistematicas-de-intermediacao-de-negocios-e-a-incidencia-dos-tributos-em-cascata

As novas sistemáticas de intermediação de negócios e a incidência dos tributos em cascata

Confira o que os professores têm para pontuar a respeito das novas sistemáticas das intermediações de negócios e a incidência dos tributos em cascata. Para colocar em (…)

como-reduzir-o-volume-de-emissao-de-nfs-na-contratacao-do-mesmo-servico-para-diversos-municipios

Como reduzir o volume de emissão de NFs na contratação do mesmo serviço para diversos municípios?

Na terceira live do curso Especialista em Retenções Tributárias, com base em uma das colocações do (…)

efd-reinf-campo-vlrcraquissusp-dos-eventos-de-retorno-r-5001-e-r-5011

EFD-Reinf – Campo vlrCRAquisSusp dos eventos de retorno R-5001 e R-5011

Comunicamos que o campo dos eventos de retorno R-5001 e R-5011 foram publicados equivocadamente nos leiautes da versão 1.5.1 da EFD-Reinf (…)

local-de-incidencia-do-iss-no-agenciamento-de-leasing

Local de incidência do ISS no agenciamento de leasing

Um dos principais assuntos ao falar de ISS é o local de incidência. Marcado por diversas mudanças entre 2016 e 2020, esse é o tema tratado neste vídeo pelos professores, (…)

Arquivos

Posts relacionados

Seu comentário é bem-vindo!

Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *