#324: As 3 leis a serem examinadas na retenção de ISS dos optantes do Simples Nacional

20 jul, 2020 | ISS, Simples Nacional, Vídeos | 0 Comentários

Atenção! Como comentado neste vídeo, o Workshop 100% Online e Gratuito “Retenções Tributárias dos Optantes do Simples Nacional” foi prorrogado por tempo limitado! Acesse e maratone as aulas.

Vídeo #324 de 375 vídeos ao longo de um ano!

Há serviços que estão sujeitos à retenção do INSS na cessão de mão de obra, mas cuja exigência do desconto na fonte depende da análise minuciosa da configuração do fato gerador.

Durante a nossa aula ao vivo do dia 19/07/2020, cujo tema foi “Descomplicando a Retenção de ISS dos optantes do Simples Nacional”, contamos com a participação de muitas pessoas que apresentaram suas dúvidas sobre a matéria, porém nem todas foram respondidas.

Por isso, decidimos selecionar algumas perguntas apresentadas na ocasião para responder durante a nossa série denominada de “100 dúvidas”, como é o caso da questão apresentada sobre o André Uchôa acerca da hipótese em que o optante do Simples Nacional está sujeito à retenção do ISS.

É importante compreender que não podemos partir para um extremo e achar que o prestador que opta pelo regime simplificado está isento de retenção do ISS em qualquer caso, mas também não podemos cometer o erro de ir para o extremo oposto e achar que a retenção sempre incidirá. Há 3 normas legais distintas que orientam a questão e são elas que nós analisamos no vídeo.

Entre no nosso canal no Telegram.

Curso Gestão Tributária de Contratos e Convênios

Participe do Curso Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de três dias consecutivos.

Publicações recentes

live-10-clausulas-contratuais-relevantes-para-uma-gestao-tributaria-mais-eficiente-ft-na-pratica

Live #10: Cláusulas contratuais relevantes para uma gestão tributária mais eficiente [FT Na Prática]

O professor Alexandre Marques juntamente com o professor Gustavo Reis debatem o tema durante a demonstração de exemplos práticos (…)

diarias-de-viagem-estao-sujeitas-ao-irrf-e-inss

#340: Diárias de viagem estão sujeitas ao IRRF e INSS?

O tratamento tributário das diárias de viagens pagas pela empresa aos seus empregados sempre foi alvo de grandes (…)

receita-iof-tera-novas-regras-a-partir-de-1o-de-agosto

Receita: IOF terá novas regras a partir de 1º de agosto

A Receita Federal divulgou a Instrução Normativa nº 1.969, de 28 de julho de 2020, que trouxe regras sobre o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, (…)

ate-que-ponto-o-principio-da-territorialidade-impede-a-retencao-do-iss

#339: Até que ponto o princípio da territorialidade impede a retenção do ISS?

É muito comum os tomadores de serviços se depararem com dúvidas quanto a aplicação do princípio da territorialidade da (…)

Arquivos

Posts relacionados

Seu comentário é bem-vindo!

Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *